sábado, 5 de junho de 2010

ÚLTIMA REUNIÃO COM A DESEMBARGADORA

Consideramos muito positiva, apesar do caráter informal, a reunião com a Desembargadora ao qual o profº Leonel esteve presente. Não queremos iludir a categoria. Ela já adiantou que não vai mudar o seu posicionamento quanto ao, segunda ela, caráter "ilegal" do movimento paredista, inciado dia 19.05.10, em ASSEMBLEIA GERAL realizada dia 13.5.10. Quando ela receber o AGRAVO REGIMENTAL, impetrado pelo Sindicato na seta-feira última, ELA irá encaminhar ao PLENO do Tribunal de Justiça, para que os Desembargadores analizem e votem: ou pelo AGRAVO, a nosso favor; ou PARCIALMEMTE, amenizando o afeito da liminar; ou pela MANUTENÇÃO da liminar que suspendeu a Greve. Isso pode ser votado a qualquer momento. Lembramos que o nosso Movimento é justo e é legítimo!
Quanto ao outro pedido de maior punição para nós, feito pela PGM (Procuradoria Geral do Município) pleiteando dobrar a multa imposta ao Sindicato e computar as faltas por dias parados, a Desembargadora adiantou e pediu que tranquilizasse a categoria: não irá mudar nada, permanecerá, palavras dela, em R$ 5.000,00 (que "já está de bom tamanho" - disse ela) e NÃO VAI MANDAR COLOCAR FALTA nos professores! Posição que consideramos muito positiva e tranquilizadora. Vamos ver se ela mantém a palavra.

DA REUNIÃO ÚLTIMA COM OS VEREADORES
Professores, quando fizemos (Comando de Greve) a primeira reunião com os vereadores, havia apenas 5 vereadores presentes. Nessa nossa última REUNIÃO COM O PODER LEGISLATIVO, já foram 13 vereadores presentes, inclusive com a presença do presidente daquela CASA, Isaías Pereirinha. Expomos todos os dados e número disponíveis aos nobres vereadores e provamos que existe dinheiro, sim, existem VERBAS, RUBRICAS para pagar os professores e REAJUSTAR os vencimentos em 27,50% e ainda sobrará muito dinheiro. Ficou acertado, ainda, que os Vereadores irão mediar e marcar uma REUNIÃO com a prefeitura, pré-agendada para terça-feira, com a presença de 3 vereadores e 3 representantes da categoria do Comando de Greve, dia 08.06, que os vereadores estão chamando de "Comissão Arbitral". Faltando confirmar apenas o horário e eleger os 3 nomes do comando de Greve que devem se fazer presentes àquela REUNIÃO para que possamos sair desse impasse.

Expomos toda a VERBA destinada à Educação do município baseados em dados oficiais tanto da prefeitura quanto do MEC (SIOPE). Colocamos nas mãos dos vereadores uma Planilha de folha de pagamento (Projeção) REAJUSTANDO os vencimentos dos professores (já com todos os encargos, férias, 13º salário, progressões já implantadas em 21.05.10) em 27,5%, a folha de pagamento ficará em aproximadamente 125 milhões de reais ano, e que só os repasses do FUNDEB chegarão a casa dos 159,7 milhões de reais até JAN de 2011 ( esses repasses não atrasam , pois acontecem mensalmente todo dia 30). Isso só do FUNDEB! E inda sobrará muito dinheiro. Façamos as contas!
Apresentamos os outros repasses, soma dos outros impostos destinados à Educação Pública de São Luís, que somarão R$ 172 milhões de reais, e estão previstos na LOA (Lei Orgânica do Município) para serem destinados exclusivamente à Educação. Essas cifras são para custeios, despesas outras com a Educação, com compra de livros, cadeiras, pintura, pessoal administrativo, construção de escola, etc.
Portanto, professores, dinheiro tem. E de sobra. O que falta é vontade política por parte dos nossos gestores em VALORIZAR OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, conseqüentemente, a Educação Pública municipal de São Luís, que hoje tem mais de 170 escolas, 80 anexos, mais de 6 mil professores na rede e mais de 112 mil alunos matriculados.
Não podemos aceitar desculpas esfarrapadas, sem sustentação alguma, dizendo que não tem como reajustar os vencimentos da categoria em mais de 8%, pagar a jornada ampliada atrasada há mais de 6 meses, pagar as progressões de 2007 e 2009, com os seus respectivos RETROATIVOS (inclusive os RETROATIVOS de 2008); implantar e pagar os RETROATIVOS de Difícil Acesso. Dentre outras reivindicações de direitos da Categoria.
Professores, "dos nossos direitos não podemos abrir mão, pelo contrário, devemos avançar mais e conquistar mais!"

A GREVE CONTINUA E NÃO VAMOS RECUAR OU ACEITAR AMEAÇAS OU INTIMIDAÇÃO SEJA DE ONDE FOR E VAMOS GARANTIR NOSSOS DIREITOS, TEMOS DIREITO DE TER DIREITOS. POIS A SITUAÇÃO É GRAVE E O LEMA É: É GREVE! É GREVE! É GREVE!
ATÉ A VITÓRIA, COMPANHEIRADA!

ATENCIOSAMENTE,
MOPE - MOVIMENTO DE OPOSIÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA/SL.